Nesta Terça-feira, dia 20 de Maio de 2025, a Excelentíssima Senhora Benildes Nita Salomão, Directora do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) – Lichinga, apresentou formalmente os quatro novos chefes recentemente nomeados à comunidade institucional.
As nomeações foram efectuadas por Sua Excelência Inocêncio Florentino José Impissa, Ministro da Administração Estatal e Função Pública, no quadro da implementação da nova estrutura orgânica dos IFAPA, actualmente em curso a nível nacional.
A nova equipa dirigente é composta por:
• Lisete Omar Dinala, nomeada Directora Adjunta Administrativa (DA);
• Arlindo Carlos Trapesse, nomeado Chefe do Departamento de Estudos e Pesquisa (DEP);
• Alfredo José, nomeado Chefe do Departamento de Controlo Interno (DCI);
• Presseguido Bunaia Matiaco, nomeado Chefe da Unidade Gestora e Executora de Aquisições (UGEA).
A reformulação do quadro dirigente insere-se no processo de transição do modelo anterior, que previa apenas dois directores adjuntos, para um novo sistema que estabelece a actuação de três directores adjuntos em articulação com o director-geral, fortalecendo, deste modo, a capacidade de gestão e supervisão das instituições.
Com estas novas nomeações, o IFAPA-Lichinga já preencheu cinco posições-chave no âmbito do novo quadro, nomeadamente: Director Adjunto Pedagógico, Directora Adjunta Administrativa, Chefe do Departamento de Estudos e Pesquisa, Chefe do Departamento de Controlo Interno e Chefe da UGEA.
Este reforço da estrutura orgânica representa um marco importante na consolidação institucional do IFAPA-Lichinga, que se alinha com as reformas em curso no sistema de formação da Administração Pública, visando maior eficiência, transparência e qualidade nos serviços prestados.


